Sobre a Raça
A Origem do Husky Siberiano remonta de 2 a 4 mil anos atrás na Sibéria, e sua fama se espalhou pelo mundo a partir de um feito no inicio do século XX, em que os cães do criador Leonhard Seppala, no meio de uma epidemia de difteria, na região do Alasca, foram incumbidos de transportar os medicamentos por longos 1050 km até a cidade de "Nome".
O cão de nome Togo realizou o transporte da maior parte do caminho com o Soro para "Nome" e a última, segunda maior etapa do percurso foi realizada pelo cão de nome Balto, de outro criador Gunnar Kaasen, que entregou o medicamento na cidade que necessitava.
Os cães, até hoje são lembrados por terem percorrido nevascas, temperaturas que facilmente chegam abaixo de 30 graus negativos, piso instável e com probabilidade de quebra do gelo com força e rapidez.
Balto foi embalsamado, estando exposto em um museu localizado em Cleveland.
A raça, apesar de ser originária da Sibéria, nos padrões atuais como a conhecemos foi trazida dos Estados Unidos. Hoje os cães tem como padrão atribuído pelas federações de cães e são ligeiramente diferentes, e pode ser consultado aqui.